2006-12-13

Olá Mediterrâneo! 1: Cinqueterre











No segundo fim de semana em que a Sofia cá esteve resolvemos dar outra voltinha... Mais três dias fora, mais três terras diferentes. O destino desta vez foi o mar.. já havia alguma saudade! Visitámos a Liguria. Depois de uma viagem de comboio (entre Génova e Cinqueterre) lindissima sempre com vista para o mar, chegámos ao Parque Nacional Cinqueterre que, como o nome indica, é constituido por 5 aldeiinhas diferentes, muito pertinho umas das outras. Como possibilidade de andar entre umas e outras, ou de comboio, ou a pé. Fazem também parte da selecção da Unesco e eu diria que são "veramente belle".
Começámos em Riomaggiore, a que fica mais a oriente, provavelmente a mais pequena de todas as aldeias. Mar imenso, água transparente, rochas às risquinhas. Seguimos para a segunda terrinha, Manarola, pela Via dell'amore, um passeio sempre ao pé do mar com muitos banquinhos, cada um dedicado a uma figura mítica que se relacionava com amor. Lá estava o banco do cupido obviamente. Um percurso de 20/30min.
Manarola é lindo... Casinhas que vão descendo de uma montanha até ao mar, uma terrinha de pescadores, com barquinhos no meio da rua. A passagem entre Manarola e Corniglia (a 3ª aldeia) estava cortada, metemo-nos no comboio (1min? 2? muito pouco tempo).
Em Corniglia subimos muitas muitas escadas para chegar ao centro. Ruinhas pequeninas e giras, uma menina nasceu (eles põem nas portas um lacinho rosa ou azul quando nasce alguem), uma vista para o mar espectacular. Resolvemos seguir para a aldeia seguinte a pé. Um percurso de hora e meia, uma espécie de trekking na montanha com mochilas pesadas às costas :/ A paisagem vale a pena... E a chegada à outra aldeia, Vernazza, que é provavelmente a que considero mais bonita, é simplesmente espéctacular.
Vernazza é uma mini peninsula... também com barcos na rua, também com casinhas que vão da montanha até ao mar. Forma uma baia pequenina. Muito linda mesmo. Deixámo-nos estar por lá. Era verdadeiramente agradável estar naquela terrinha. Mas faltava uma.. apanhámos o comboio mas, mesmo assim já era noite.
Monterosso... apesar de a termos visto sem luz, pareceu-me que é a maior de todas estas aldeias. É a única que tem praia a sério (as outras têm todas uma espécie de porto). Como o verdadeiro emigra, resolvemos molhar o pé e procurar pedrinhas na praia. Antes de ir para a estação (porque deviamos ainda ir para Génova, dormimos lá) ainda tivemos tempo de ir a uma "Degustazione" onde provámos pesto (um molho típico da Liguria), licor de melão, outros molhos que não sei exactamente o que seriam.. mas foi bom.
Apanhámos o comboio: vamos para Génova.

Fotos: (eu sei que desta vez exagerei... mas tb são 5 terrinhas... e n csg tirar mais :/)
a Via dell' amore e uma casinha de Manarola lá ao fundo; a rua principal de Manarola (com barquinhos :)); vista geral de Manarola; quatro meninos de mochilas às costas (Sofia, Catarina, Cláudia, Luís); quase ao pé do mar; chinelos à porta de uma casa em Corniglia; chegada a Vernazza, vista geral; outra vista geral de Vernazza, mas mais já lá dentro; o portinho/especie de praia de Vernazza; secando os pezinhos sentados num barquito.