2007-03-15

Lubliana em cima da hora






Decidimos ir para Lubliana em cima da hora. Fomos à estação, comprámos bilhete para o dia seguinte. Sem volta, o programa de viagem ainda não estava decidido.
O comboio para Lubliana apanha-se em Veneza. Fomos para lá cedinho e aproveitámos para ver umas ilhinhas lá perto. Murano, a terra dos vidros e Burano, a terra das cores, a terra da Carolhina :) É uma Veneza muito pequenina com cada casa pintada da sua cor, cores vivas e bonitas. Emocionámo-nos a tirar fotografias na terrinha e conseguimos perder o barco em que deveriamos ir para chegar ao comboio à vontade. Fomos no seguinte. Conseguimos apanhar o comboio. Em cima da hora.
Depois de 5h de viagem, chovia em Lubliana. Mas no dia seguinte já não :) Subimos ao castelo, passeámos pela cidade. Mesmo bonita e pequena (imaginava-a maior, talvez por se capital). Num dia estava mais ou menos vista.
Viajámos até aqui e não vemos mais nada? Comprámos bilhete para ir, no dia seguinte, para uma espécie de vila na costa eslovena. Já ficavamos bem perto de Itália e dali apanhariamos um autocarro para Trieste (cidade italiana, quase na fronteira) que nos garantiam que existia, mas que ninguém sabia informar horários, preços, nada. No dia seguinte chegámos à estação dos autocarros demasiado em cima da hora. Já nem havia sinais de autocarro. Felizmente devolveram-nos 90% do bilhete. Sem garantias da ligação entre a costa eslovena e Itália, esperámos 2h sentadas/deitadas no chão da estação (n havia bancos a não ser na sala de espera que só tinha velhos e cheirava mal) e apanhámos o comboio para Itália.
Saimos em Monfalcone, onde apanhámos o comboio para Trieste (já agora viamos mais uma cidade italiana, não queriamos ir directas para casa). As 2h que lá estiveram resultaram em mais 3 comboios que tivemos que apanhar. Trieste - Veneza; Veneza - Verona; Verona - Milão. Sim, porque só viajamos nos comboios mais baratos, que nem sempre existem às horas que queremos. Em Verona, já um pouco cansadas de esperar e saltitar de comboio em comboio e depois de já ter comprado o bilhete mais barato para o comboio que partia dali a 40min, decidimos, em cima da hora, meternos num comboio dos rápidos que ali estava a passar. A revisora passou: "We aren't italian. The women sold us the ticket and didn't told us the hour of the train... bla bla bla". É bom chegar mais cedo a casa sem pagar por isso ;)

Fotos: Burano; uma casa bonita em Lubliana; comunidade junkie em Lubliana; cona=zona? ; Trieste.

1 Comments:

Blogger ze pedro abreu said...

I love this stories! é assim mesmo! hehehe *divirtam-se

4:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home