2007-03-21

Chegámos ao sul!






Depois das amigas, a Mãe. Alguém, algum dia, haveria de meter ordem (e comida bem boa) nesta casa ;)
Uma volta por Milão, uma visita ao Lago Maggiore, um fim-de-semana no Sul de Itália: Nápoles, Pompeia e Capri.
Quando chegámos a Nápoles chovia tanto(parece que estamos destinadas a que chova no dia em que chegamos às cidades) que nos tivemos de meter num museu. Fantástico. Tinha tudo o que foi retirado de Pompeia e Herculano para que não se deteriorasse (mosaicos, pinturas...). Pompeia prometia ainda mais. E é realmente espectacular. Como é que uma cidade com tantos anos, e ainda bem grande, pode estar assim conservada. Tem-se noção das ruas, existem casas inteiras, e ainda para mais, pintadas. Herculano já não tivemos tempo de visitar.
Outro dia para Capri, uma ilha ao pé de Nápoles. Pequena, grutinhas, água turquesa, autocarros cómicos a subir até lá cima, uma voltinha de barco em torno da ilha.
E Nápoles é assim, rica e bonita, mas pobre, suja, desleixada ao mesmo tempo. Prédios sem bocados de paredes, lixo no chão, confusão de trânsito (é hora de ponta a toda a hora), monumentos que são lindissmos a precisar de um bom restauro.

Fotografias: Pompeia (uma casinha inteira ainda pintada); Capri (Marina Grande); quem passa primeiro? e viva a confusão; pelas ruas de Nápoles; um restaurante fixe onde jantámos, com pizzas boas e um senhor que tocava guitarra (que nos pediu desculpa por não saber cantar fado, mas que cantou uma bossa nova e uma canção napolitana)